Como economizar água no condomínio?
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE CONTEÚDO
ECONOMIZANDO NO CONDOMÍNIO
Você sabia que embora 70% da superfície do nosso planeta seja coberta de água, menos de 1% é apropriada para o consumo?
E que em um condomínio, o gasto com água normalmente só perde para as despesas com funcionários?
Portanto, usar a água de forma consciente faz bem para o meio ambiente e para o bolso de todos os condôminos!
Tecnologia é aliada da economia de água.
Utilize a tecnologia e todas as inovações disponíveis, para serem seus aliados na luta para diminuir o consumo de água em seu condomínio.
A adoção de atitudes que geram economia de água, irão fazer a diferença para o futuro das atuais e próximas gerações, gerando economia e conscientização ambiental para todos.
INVISTA NA QUALIDADE DA ÁGUA
A primeira dica é procurar investir na qualidade da água do seu condomínio.
Água de qualidade, além de proporcionar um bem para a saúde, é um excelente meio de economizar.
Investir em uma máquina de compartilhamento de água para o seu condomínio pode ser um excelente investimento.
Essas máquinas ficam em ambientes comuns do prédio, onde todos os moradores têm acesso e oferece água tratada e de ótima qualidade 24 horas por dia.
PROGRAME INSPEÇÕES CONSTANTES PARA DETECTAR POSSÍVEIS VAZAMENTOS
Se você é síndico, faça vistorias nas instalações hidráulicas do condomínio e ofereça este serviço para os apartamentos. Consertar vazamentos pode diminuir significativamente a conta de água do condomínio e consequentemente dos condôminos.
Faça uma inspeção a cada ano. Nesta inspeção devem ser verificadas todas as válvulas e torneiras do edifício. Esta vistoria técnica, que pode até ser feita por um zelador treinado e vai indicar se está havendo desperdício de água na área comum do condomínio.
Aproveite para agendar com todos os moradores também, para que as unidades sejam todas inspecionadas pelo técnico. Deixe claro para as unidades, que a inspeção e pequenos reparos, será totalmente custeado pelo condomínio. Somente obras necessárias é que deverão ser providenciadas por cada unidade, caso seja necessário.
Às vezes pequenos vazamentos dentro de unidades podem fazer uma grande diferença na conta de água do condomínio.
Hoje em dia, existem empresas especializadas que fazem esta inspeção e providenciam todo tipo de concerto necessário
Se for observado qualquer tipo de vazamento, providencie o reparo pelo condomínio ou, se for o caso de obra, passe para o apartamento responsável. Inclua na inspeção a caixa d’água e realize a limpeza dela frequentemente.
A limpeza dos reservatórios de água (cisternas e caixas d’água) deve ser realizada a cada 6 meses.
Hoje em dia existem empresas especializadas em redutores de vazão. Quando instalados em chuveiros e torneiras dos apartamentos, eles garantem uma economia significativa de água.
Os redutores vão desde aquela simples redinha de ferro que direciona a água, passando por válvulas redutoras de pressão até aparelhos mais sofisticados, como as torneiras automáticas ou com leitores fotoelétricos.
ESTUDE A POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRÔMETROS INDIVIDUAIS
Hidrômetros individuais podem auxiliar na conscientização, pois afetam diretamente o bolso de quem se descuidar como os vazamentos dentro das unidades ou desperdício (banhos demorados e torneiras abertas durante escovação e limpeza da casa).
Geralmente, o sistema mais tradicional é o condomínio ratear o gasto total de água entre os moradores.
Com os hidrômetros individuais, cada apartamento paga apenas o que consumir e aí há uma motivação para que cada pessoa ou família adote hábitos que diminuam o uso de água.
Este sistema é ainda mais justo já que não é correto uma família de um casal com três crianças pagar a mesma quantia que a idosa que mora sozinha, por exemplo.
Existem empresas especializadas neste tipo de serviço e o investimento se paga em poucos meses.
Caso seu condomínio já esteja pagando um valor próximo do mínimo, a própria empresa irá lhe informar, pois os contratos para esta instalação deixam claro que parte do valor economizado é que será utilizado para o pagamento do serviço.
Sempre vincule a economia alcançada ao pagamento do valor do serviço.
FAÇA O REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA
Pense em implementar uma estação de tratamento de água simples, mas que garanta um uso para o banho e para as pias diferente do que vai para as descargas e lavagem de pisos. Nas indústrias, isto já é bem comum e funciona muito bem.
Uma alternativa é reaproveitar a água da chuva, por meio da construção de reservatórios que armazenem a água das chuvas, usando-a para regar jardins e limpar as áreas comuns.
Utilize esta água para lavagem dos carros também.
Existem empresas especializadas que fazem todo este serviço e colocam reservatórios em locais que não são utilizados pelo condomínio ou onde não possui circulação.
SE NÃO TIVER POSSIBILIDADE DE REAPROVEITAR A ÁGUA DAS CHUVAS
TENHA HORÁRIOS PARA REGAR OS GRAMADOS
A grama deve ser regada pela manhã ou ao final da tarde, ou seja, em períodos que não se tem a presença forte do sol. Isso se torna positivo, pois evita a evaporação causada pelo calor.
LAVE CARROS E CALÇADAS COM BALDE OU REGADOR
Lavar o carro com a mangueira é um velho hábito exercido por muita gente, mas essa prática sai caro: pode chegar a 560 litros de água em apenas meia hora. Utilizando um balde, esse gasto cai para no máximo 40 litros.
REGUE AS PLANTAS COM REGADOR AO INVÉS DE MANGUEIRA
Além da dica de utilizar a mesma água que foi usada para lavar as frutas e verduras, substituir a mangueira por um regador também é uma boa medida para economizar.
Siga as dicas para economizar água acima, e você vai ver que além de ajudar o meio ambiente, no final do mês o resultado virá na conta da água.
Vasos sanitários não podem ser esquecidos
Outra troca que vale a pena o investimento é sobre os vasos sanitários.
As bacias com válvulas mais antigas soltam entre 12 e 24 litros de água por descarga. Já os vasos mais modernos, com caixa acoplada, despejam apenas 6 litros.
Há ainda os chamados vasos sanitários que despejam um volume de água diferente conforme a necessidade (o um ou o dois)
COLOQUE CARTAZES NOS ELEVADORES LEMBRANDO A IMPORTÂNCIA DE ECONOMIZAR ÁGUA
Não deixe que os condôminos esqueçam de economizar água.
Espalhe nas áreas comuns do prédio, lembretes sobre dicas simples que, quando adotadas em conjunto, diminuem o consumo de água e as contas.
Por exemplo, não demorar no banho, usar a máquina de lavar roupas somente na capacidade total e fechar a torneira quando ensaboa as louças da cozinha e ao escovar os dentes.
Vamos lhe passar agora várias dicas valiosas para poupar este precioso recurso natural em seu condomínio dentro das unidades:
COMO ECONOMIZAR ÁGUA DENTRO DAS UNIDADES (APARTAMENTOS, CASAS OU LOJAS)?
Peça aos moradores que modifiquem hábitos simples para ajudar na conta de água que todos pagam. Por exemplo:
Fechar a torneira enquanto escova os dentes, se barbeia ou se ensaboa.
Usar aeradores em bicos de torneiras. Isto reduz a água usada nestes dispositivos em até 60%.
Lavar a louça ensaboando tudo de uma vez e só enxaguar depois.
Ligar a máquina de lavar louça e a máquina de lavar roupa somente quando estiverem com o máximo de louça e roupas possíveis dentro delas.
Troque as bacias sanitárias de válvula para as de caixa acoplada, reduzindo o consumo para no máximo 6 litros por descarga.
REAPROVEITE A ÁGUA DO BANHO
É bem comum deixar a torneira aberta do chuveiro para que a água fria saia até que venha a água quente. Para evitar este desperdício, é interessante coletar esta água fria com um balde ou outro recipiente. Desta forma, esta água poderá ser reaproveitada em alguma limpeza, ou até mesmo substituir a descarga do vaso sanitário.
BANHO ADEQUADO
Para que haja economia de água na hora do banho é aconselhável que a pessoa se ensaboe com o registro fechado e abra apenas na hora do enxágue.
UTILIZE A MÁQUINA DE LAVAR ROUPA E LOUÇA CORRETAMENTE
Uma máquina de lavar, com capacidade de lavagem de 5kg, gasta cerca de 135 litros de água a cada vez que é posta em funcionamento, não importando a quantidade de roupa que estiver dentro dela.
Desta forma, a dica é utilizá-la quando estiver com o tanque cheio, e não para lavar apenas algumas peças de roupa. A máquina de lavar louça também deve ser utilizada da mesma maneira.
ESCOVANDO OS DENTES E LAVANDO A LOUÇA
Sabe-se que uma torneira aberta libera de 12 a 20 litros de água por minuto. Desta maneira, só se deve abri-la quando for fazer o bochecho após a escovação dos dentes.
No caso da louça, o registro só deve ser aberto para o enxágue de todo conteúdo que fora ensaboado e escovado anteriormente.
LAVANDO FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES
Sempre que os moradores forem lavar frutas, verduras ou legumes, peça que utilizem uma panela de água e economize muitos litros que seriam gastos com a torneira aberta.
USO DE AERADORES NO BICO DAS TORNEIRAS
Uma torneira convencional despeja de 5 a 20 litros/minuto. Ao colocar sistemas de controle de fluxo de água – ou aeradores – no bico das torneiras, esse valor pode chegar a menos de 2 litros por minuto, ou seja, uma economia de pelo menos 60%.
SEGUINDO ESTAS RECOMENDAÇÕES VOCÊ ECONOMIZARÁ MUITA ÁGUA E CONSEQUENTEMENTE DINHEIRO. O MEIO AMBIENTE SERÁ PRESERVADO E OS MORADORES FICARÃO MAIS FELIZES POR ECONOMIZAR.
Sempre que você precisar de uma Administradora de Condomínio no RJ que lhe auxilie nas demandas do seu condomínio, conte com a Masset!
Garantimos o melhor atendimento, transparência, agilidade e organização para o seu condomínio.
Solicite um orçamento sem compromisso para administrarmos o seu condomínio, através dos Canais abaixo:
Entre em contato com a Masset, teremos prazer em atendê-lo aqui.
Administradora de Imóveis Masset
Rua Debret, 79 – 4º Andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Rio de Janeiro / RJ – CEP: 20.030-080
Tel: 21 3037-9850
Dias úteis das 9 hs às 17 hs
MASSET.COM.BR
VEJA O VÍDEO