Maiores Problemas em condomínios
Maiores Problemas em condomínios
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Maiores causas de conflitos em condomínios
A convivência em um condomínio raramente é isenta de conflitos. Às vezes, pequenos problemas viram grandes em um prédio. O pior: nem sempre o síndico pode resolver as pendências, tudo pelo simples fato de elas não fazerem sentido.
Vazamento horizontal
Quando ocorrem vazamentos na tubulação que liga o apartamento à coluna de água ou de esgoto, não há qualquer responsabilidade do condomínio. O proprietário do imóvel deve providenciar o reparo, além de solucionar problemas causados em outros apartamentos. O síndico não tem poder para intervir na situação, mas pode aplicar multa caso o morador demore a efetuar o conserto.
Barulho
O barulho é uma das maiores fontes de problemas para os síndicos. Excessos são combatidos em nome das boas normas de convivência. No entanto, reclamar do ruído causado pelo salto alto da moradora do apartamento de cima beira o absurdo. Isso vale para o choro de crianças recém-nascidas.
Carros
A situação se repete diariamente. O morador chega e tem dificuldade de colocar o carro na vaga. Tudo por causa de um vizinho que estaciona mal e atrapalha quem chegou depois. Qual a responsabilidade do condomínio neste caso? Zero! O caminho natural é o diálogo, destacando a necessidade de o condômino prestar atenção na hora de ocupar a vaga.
As maiores reclamações geralmente estão associadas ao mal uso das vagas, como:
- Carros estacionados de forma errada que atrapalham a passagem
- Carros danificados por outro veículo
- Local de vaga
- Velocidade alta dentro do condomínio
Motocicletas
Na falta de vagas delimitadas para motocicletas na garagem, o morador não pode exigir que o condomínio resolva o problema.
Bicicletário
Poucas pessoas sabem, mas o condomínio não é obrigado a ter e manter um bicicletário. Esse tipo de estrutura acarreta despesas adicionais e não é essencial.
Obras emergenciais
A realização de obras emergenciais não precisa de aprovação em assembleia. Basta o síndico obter três orçamentos, reunir as notas fiscais do material e o recibo de pagamento do profissional ou empresa responsável pela execução do trabalho. Seguindo essas regras, não há como reclamar.
Obras em apartamentos
Reformas em imóveis geram barulho, poeira, movimentação de operários e de material de construção pelo elevador de serviço. Se os serviços forem realizados entre 8 e 18 horas e em dias úteis, só resta ao vizinho torcer para que a obra transcorra sem problemas e não atrase. De nada adiantará apresentar reclamações ao síndico.
Consumo de água
Em prédios que dispõem de apenas um hidrômetro para toda a construção, a conta de água costuma ser foco de acirrados debates. Donos de apartamentos com poucos ocupantes se sentem prejudicados por pagar o mesmo que as unidades onde há famílias grandes. Nesses casos, o padrão de rateio é a metragem do imóvel – e não a quantidade de pessoas em cada unidade.
Visitas
Nenhum condomínio pode estabelecer limites para o horário ou o número de visitantes que o morador recebe. Valem apenas as regras com relação ao barulho.
Crianças
Alguns moradores de apartamentos próximos ao playground do edifício reclamam do barulho causado pelas brincadeiras da garotada. Neste caso, cabe uma pergunta: que tipo de criança se reúne para brincar em silêncio?
Animais
Até pouco tempo, era proibido ter animais de estimação em diversos condomínios, porém, depois de muitas polemicas, ficou decidido que o morador não pode ser impedido de adotar um cachorro.
Porém, o assunto continua rendendo discussões e constantemente é motivo de brigas entre moradores.
As maiores reclamações são em relação aos latidos, utilização das áreas comuns para passar com o animal e uso (ou falta de uso) de focinheira.
É importante que o condomínio tenha regras estabelecidas para esses tipos de situação.
Calote
A inadimplência sempre foi um dos maiores problemas da gestão do síndico, porém a falta de recursos afeta todo o condomínio. Além disso, existem algumas práticas um pouco questionável, adotadas pelos síndicos na hora de cobrar o inadimplente que podem causar atritos, gerando uma situação desconfortável para ambas as partes.
É importante frisar aos condôminos a importância do pagamento da cota, mas é preciso cuidado ao aplicar punições.
Regimento interno
Antes de apresentar uma reclamação, o morador deve conhecer o Regimento Interno do condomínio. Isso evita, por exemplo, situações constrangedoras como se queixar da presença de entregadores de pizza, ainda que isso seja permitido pelo regulamento. Se alguma regra está desagradando, deve propor na assembleia sua alteração.
O problema é o síndico
Esse indivíduo tantas vezes criticado desempenha um papel importante e necessário no condomínio. Suas decisões nem sempre agradam a todos. Antes de se queixar, o morador deve analisar as responsabilidades do cargo e avaliar se o síndico cumpre as obrigações legais e o Regimento Interno.
Ninguém quer ser síndico
O síndico é criticado, porém geralmente ninguém quer ocupar seu cargo. Há algumas alternativas, como a constituição de uma comissão de moradores ou a contratação de um síndico profissional.
Afinal, qual a maior causa dos conflitos?
A principal razão da discórdia citada por condôminos são os barulhos (87%), segundo a base de dados do aplicativo LAR.app, uma ferramenta de administração. Os barulhos podem ser desde vizinhos que falam alto, a eletrônicos com volume acima do permitido e em horários inapropriados, até reformas dos apartamentos. Só a questão de sons advindos de reparos cresceu 307% em relação à média pré-pandemia. E não é por acaso, segundo a plataforma GetNinjas, a procura por serviços de reformas cresceu 59% em julho, comparado com o mesmo período do ano passado.
A Lei do Silêncio estabelece as normas sobre o controle da poluição sonora e determina os limites de intensidade de sons. De acordo com a norma, é proibido perturbar o sossego e o bem-estar público da população pela emissão de ruídos por quaisquer fontes ou atividades que ultrapassem os níveis máximos, que variam de acordo com o local, puníveis com advertência ou penalidades.
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