Calendário anual para condomínio
Calendário anual para condomínio
Organize um calendário com as principais atividades do síndico a serem desenvolvidas durante o ano.
Veja qual o mês mais adequado para cada tipo de serviço a ser executado no condomínio.
É muito importante você elaborar uma agenda anual com todos os serviços necessário ao condomínio, para que não esqueça nenhuma das tarefas.
O calendário é uma das ferramentas mais importantes para gerenciar seu condomínio. A razão para isso é que, quando usado corretamente, pode prever necessidades, promover economia e estruturar o gerenciamento.
Veja a seguir quais são essas demandas e quais as vantagens que você ganha ao realizá-las no mês correto.
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE CONTEÚDO
Janeiro
Necessidade: Realização da AGO – Assembleia Geral Ordinária
O período em que a A.G.O. deve ser feita, em geral, consta na convenção do condomínio. Se o documento for omisso sobre o assunto o ideal é que a reunião ocorra no início do ano, para aprovar as contas do ano anterior e a previsão orçamentária do ano corrente.
Necessidade: Cuidados com a segurança
É importante que não haja apenas a mobilização dos funcionários, mas também que o conselho e os condôminos auxiliem, para que todos possam desfrutar de um condomínio cada vez mais seguro.
Fevereiro
Necessidade: Limpeza de Reservatórios de água (cisterna e caixas d’água)
A limpeza do local deve ser feita duas vezes por ano. Com o calor recebido durante os meses do verão, é recomendável que uma lavagem seja providenciada.
Necessidade: Envio de documentos Ex: DIRF
É em fevereiro que a Receita Federal costuma receber a DIRF. Importante acompanhar o calendário oficial do órgão, pois pode mudar de um ano para outro.
Março
Necessidade: Cuidados com os jardins
Após o período de verão, as plantas devem ser preparadas para o frio. Cuidados com a terra e com grama também são indicados. Saiba mais.
Necessidade: Entrega da RAIS
É geralmente na 2ª quinzena de março que o Ministério do Trabalho começa a receber a RAIS. Importante acompanhar o calendário oficial do órgão, pois pode mudar de um ano para outro.
Abril
Necessidade: Inspeção predial
A inspeção predial deve ser feita uma vez por ano, para avaliar itens importantes da edificação do condomínio. É importante ser feita antes do período de obras, para que os defeitos e problemas possam ser reparados no decorrer do ano.
Necessidade: Desinsetização e desratização
Em princípio o ideal é que as desinsetizações e desratizações sejam feitas a cada seis meses. O mais recomendado é que uma delas seja em outubro, antes da época quente. A dedetização/desratização de abril complementa a do final do ano, mantendo afastadas as pragas urbanas também durante o inverno. Vale ressaltar que com o outono, chega também uma das piores pragas urbanas: os ratos. Este momento do ano é perfeito para evitar que essas pragas apareçam pelo condomínio. Saiba mais sobre contratação de serviços de dedetização.
Necessidade: Demissões de funcionários (RJ)
A maioria das cidades do estado do RJ respeita a data-base de 1º de abril e o gestor deve respeitar o acordo coletivo do sindicato que estabelece reajustes / benefícios salariais para funcionários de condomínios na convenção coletiva. Importante observar o tempo de contrato de trabalho para poder projetar o aviso prévio proporcional de algum possível desligamento de funcionário, evitando-se multa prevista no Artigo 9º da Lei 7.238/84. Em São Paulo, o mês ideal para dispensa é agosto (veja abaixo). Se o seu condomínio é de outra região, informe-se sobre o mês do dissídio e considere dois meses antes (checar sempre o tempo de contrato) como ideal para a dispensa. Saiba mais sobre demissão de funcionários.
Maio
Necessidade: Obras de manutenção
A estação seca está se aproximando este é o melhor momento para reparar condomínios, como reparar rachaduras de tamanhos variados, infiltrações e impermeabilizações.
Junho
Necessidade: Curso de capacitação para funcionários
Os apartamentos ficam mais vazios durante o período das férias. A probabilidade de haver uma tentativa de assalto ao condomínio também é maior. Para se preparar para esse momento, cursos de capacitação em junho são uma boa pedida. Também evitam que essa preparação seja feita nos meses de novembro e dezembro, época em que os cursos são mais procurados – e o número de vagas é menor.
Necessidade: Planejamento de atividades para crianças e adolescentes (férias escolares)
O mês seguinte, julho, é o mês das férias escolares e com ele as crianças ficam livres para brincar nas áreas usuais. Ao definir regras e agendar atividades adicionais, como jogos, campeonatos e até brincadeiras em parquinhos, você pode manter as crianças entretidas e reduzir o número de acidentes durante esse período. Contratar uma assessoria esportiva ou recreativa para integrar as crianças e criar campanhas para mantê-las longe da garagem também são uma boa opção.
Julho
Necessidade: Reforço na segurança
É importante que não haja apenas a mobilização dos funcionários, mas também que os moradores cooperem para manter o condomínio cada vez mais seguro.
Agosto
Necessidade: Verificação da piscina
A manutenção da piscina deve ser feita ano a ano. Em agosto, o tempo está frio e, por isso, o uso da piscina será menor. Verifique se existem azulejos soltos, a condição do deck (caso exista), possíveis vazamentos e a condição do filtro. Agindo assim, sua piscina estará pronta para o verão.
Setembro
Necessidade: Cuidados com a jardinagem
Com a chegada da primavera é importante trabalhar as áreas verdes do condomínio, para que floresçam de maneira saudável. Saiba mais.
Outubro
Necessidade: Desinsetização e desratização
Para evitar que insetos e outras pragas tomem o condomínio durante o verão, a medida profilática é a dedetização feita um pouco antes do calor. Se a área sofrer com esse incômodo, pode ser refeita daqui a quatro meses.
Necessidade: Limpeza de Reservatórios de água (cisterna e caixas d’água)
Para que a água usada pelo condomínio esteja em boas condições para o verão, o ideal é limpar a caixa antes do calor.
Novembro
Necessidade: Avaliação anual do para raios
A época de chuvas de aproxima e, por isso, é extremamente importante que o para-raios esteja funcionando muito bem nesse período. É claro que o laudo do para-raio, por exemplo, dura um ano. E se ele foi feito em setembro ou março, até os meses de chuva (dezembro, janeiro e fevereiro), aquele serviço ainda está garantido. Mas se for possível escolher um mês para averiguar a sua condição, talvez novembro seja melhor, pois está mais próximo aos meses de uso mais intenso desse aparato.
Necessidade: Separação de documentos para DIRF e RAIS
Em fevereiro e março será necessário ter em mãos as guias e documentos relativos a funcionários e fornecedores do condomínio. A partir de novembro, ajuda a garantir que a entrega da papelada, tão importante para o bem-estar dos interessados, não seja atrasada.
Necessidade: Decoração de Natal
O ano está terminando e dezembro está logo aí. Se o seu condomínio tem o costume de enfeitar a fachada e as áreas comuns com decoração natalina, o período para providenciar isso é entre outubro e novembro.
Necessidade: Planejamento de atividades para crianças e adolescentes (férias escolares)
Assim como em julho, dezembro e janeiro também são meses de férias escolares e com isso as crianças ficam soltas brincando nas áreas comuns. Por isso, aqui também vale a ideia de estipular regras e planejar atividades extras para as crianças. Saiba mais.
Dezembro
Necessidade: Planejamento de férias dos funcionários
O melhor é já começar o ano sabendo quem irá folgar em qual data. O ideal é que contratados dele tirem férias um após o outro. Dessa forma, quem optar por um funcionário de empresa terceirizada para repor os que estão em férias terão a possibilidade de negociar melhor desconto.
Necessidade: Campanha para reforçar a segurança
Quanto às férias, esse é o período em que os condomínios, vazios, são alvo de tentativas de assalto. Por isso é importante que logo no começo do mês haja uma campanha de conscientização. Veja: Cartaz para Moradores e Funcionários sobre segurança no período de férias.
Necessidade: Boleto da cota condominial de janeiro
Verifique com a administradora sobre a possibilidade de envio da cota condominial de janeiro, no próprio mês de dezembro. Dessa forma, há menor possibilidade de inadimplência no primeiro mês do ano.
Calendário anual para condomínio
Calendário anual para condomínio
Não viva no passado, venha para o futuro!
Garantimos o melhor atendimento, transparência, agilidade e organização para o seu condomínio.
Quando você for procurar uma administradora de condomínios no RJ, entre em contato conosco.
Solicite um orçamento sem compromisso para administrarmos o seu condomínio, através dos Canais abaixo:
MASSET.COM.BR
VEJA O VÍDEO
Calendário anual para condomínio