Como criar uma horta comunitária no condomínio
As hortas comunitárias são espaços específicos desenvolvidos para o plantio de várias culturas de forma coletiva. Um dos grandes benefícios deste projeto, é a possibilidade de plantar e colher frutos e hortaliças (sem agrotóxicos) para o consumo dos integrantes, contribuindo para uma alimentação mais saudável da população local.
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE CONTEÚDO
Benefícios da horta comunitária em condomínios
É uma forma inteligente de ocupar os espaços ociosos dentro do condomínio e tornar possível o cultivo de alimentos, mesmo que os empreendimentos estejam localizados em um espaço urbano. Espaços ociosos e desocupados, além de proporcionarem consciência ambiental e receber uma nova função, também podem ficar muito bonitos.
Que outros benefícios uma horta comunitária pode trazer ao condomínio?
Um outro grande benefício que pode ser apurado pelo condomínio, é a possibilidade de alteração do microclima no entorno e dentro das unidades do empreendimento (casas ou apartamentos). Dependendo do tamanho da horta comunitária implementada no condomínio, ela pode até proporcionar a melhora do clima.
Além disso, a implantação de hortas comunitárias pode fortalecer laços sociais dentro do condomínio, tornando o ambiente mais amigável e agradável para todos.
Após a leitura deste artigo, você perceberá que não existe grande dificuldade e, organizar e criar uma horta comunitária dentro do seu condomínio.
Como implantar a horta comunitária no seu condomínio?
Primeiramente, é necessário estabelecer um local para implantar a horta comunitária no seu condomínio. O ideal é pautar este assunto em uma assembleia geral, para que seja votado e aprovado. Assim, é possível obter maior adesão e colaboração para o projeto.
Dessa forma, passada esta etapa, basta escolher uma área verde que não possua vegetação. Caso não tenha uma área apropriada, você poderá construir canteiros com tijolos, manta impermeabilizante e terra. Existem empresas que vendem canteiros prontos, como por exemplo, a Noocity.
Se você não conseguir o espaço desejado e não tiver recursos suficientes para comprar os canteiros prontos, você ainda pode montar uma horta vertical, utilizando garrafas PET como vasos.
Implantando a horta comunitária vertical no condomínio
Em condomínios clube ou condomínios maiores, onde é obrigatória a presença de escola e praças, você pode fazer o plantio nos jardins desta escola ou pedir autorização da prefeitura para implantar na praça existente no condomínio.
É importante lembrar que para pedir autorização à prefeitura, é necessário que a solicitação seja feita por um grupo de pessoas organizado e que tenham uma proposta articulada. A prefeitura irá fazer uma avaliação do terreno e do nível de engajamento das pessoas para a criação da horta urbana.
No caso da criação de uma horta dentro de um condomínio a ideia é a mesma, a única diferença é que você deve fazer o contato com o síndico.
Encontre e reúna pessoas interessadas no projeto
Como o nome já diz, a horta comunitária deve ser desenvolvida em conjunto desde os estágios iniciais. Converse com a vizinhança e proponha a ideia – não é necessário que as pessoas sejam especialistas. Para convencer as pessoas diga os benefícios e vantagens que a horta pode trazer. Demonstre sua vontade em fazer o projeto e assim contagie elas.
Logo após, reúna as pessoas interessadas e agende uma vista em uma horta comunitária em operação, principalmente em condomínios, para buscar informações sobre como elas funcionam. Você pode usar as mídias sociais, como por exemplo um grupo de WhatsApp, para reunir as pessoas interessadas, bem como para buscar informações sobre o desenvolvimento da ideia. Assim você descobre onde visitar, com quem buscar informações e com quem se conectar para acelerar o projeto.
Uma boa dica, é realizar uma busca no Google e no Youtube sobre “horta comunitária em condomínio” e adicione o nome da sua cidade.
Procure o terreno ideal para a implantação da horta comunitária
Uma das coisas a se levar em consideração é a escolha de um local onde bata sol. O ideal é que haja luz solar por pelo menos 6 horas diárias. O terreno também deve ser plano. O solo não precisa ser perfeito, pois ele pode ser substituído por terra nova sem a necessidade de grandes alterações ou investimentos. O ideal é que haja fonte de água por perto, pode ser fontes naturais ou de tanques, torneiras ou mangueiras. O mais importante é que a água seja livre de impurezas e odores.
Escolha os tipos de planta que serão plantadas na horta comunitária
A escolha sobre o que plantar deve considerar clima, solo, época do ano e região. Também é melhor começar pelas culturas que exigem menos cuidados e são mais fáceis de plantar, não adianta escolher uma difícil e não ter mão de obra e recursos para isso.
Tente dividir as tarefas na horta comunitária
Numa horta comunitária é possível que haja pessoas com diferentes disponibilidades e tempo para ajudar, mas ainda assim é possível dividir as tarefas. É importante que a horta tenha um planejamento.
Pessoas com muita disponibilidade: podem cuidar mais da horta, remover as plantas daninhas, observar a ocorrência de alguma praga e realizar a manutenção.
Pessoas com média disponibilidade: podem tirar um tempinho no início da manhã ou no final da tarde para fazerem a rega.
Pessoas sem disponibilidade: podem contribuir financeiramente comprando fertilizantes, equipamentos e sementes.
Mantenha todos os participantes informados
Para implementar uma horta comunitária no seu condomínio, é necessário coletar o máximo de informações e conhecimentos
É fundamental saber como preparar a terra, quais os cuidados são importantes na manutenção da horta comunitária, quais nutrientes precisam ser adicionados, como lidar com as pragas e de que forma aplicar os fertilizantes, tanto industriais quanto orgânicos.
Procure ajuda por ONGs e prefeituras
Algumas prefeituras disponibilizam sementes, equipamentos e inclusive instrutores especializados no assunto para ajudar os integrantes da horta. Existem também ONGs que ajudam os novos agricultores.
- Faça compostagem
- O adubo produzido neste sistema pode ser usado na horta comunitária.
- Faça uma cerca em volta
- A ideia é apenas afastar cães e gatos, e não as pessoas.
O que pode ser plantado em uma horta comunitária?
Veja algumas espécies de hortaliças que podem ser plantadas em hortas urbanas:
- Hortaliças e folhosas: Alface, coentro, couve, manjericão, cebolinha, salsa, aipo, repolho etc.
- Tipos de bulbos: Cebola e alho
- Tipos de frutos: Abóbora, abobrinha, berinjela, pimentão, pepino, tomate, vagem, quiabo etc.
- Raízes ou Beterraba: Batata, batata-doce, inhame, mandioca (aipim)
- Tubérculos: Cenoura, nabo, rabanete etc.
- Flores: Couve-flor, brócolis etc.
Sempre que você precisar de uma Administradora de Condomínio no RJ que lhe auxilie nas demandas do seu condomínio, conte com a Masset!
Garantimos o melhor atendimento, transparência, agilidade e organização para o seu condomínio.
Solicite um orçamento sem compromisso para administrarmos o seu condomínio, através dos Canais abaixo:
Entre em contato com a Masset, teremos prazer em atendê-lo aqui.
Administradora de Imóveis Masset
Rua Debret, 79 – 4º Andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Rio de Janeiro / RJ – CEP: 20.030-080
Tel: 21 3037-9850
Dias úteis das 9 hs às 17 hs
MASSET.COM.BR
VEJA O VÍDEO
Como criar uma horta comunitária no condomínio