Como manter a segurança no condomínio?

Como manter a segurança no condomínio

Atualmente, a segurança em condomínios residenciais é um dos fatores mais importantes para os condôminos. Nesse sentido, este é um dos principais motivos pelo qual as pessoas procuram antes de morar. Por isso, é de fundamental importância que esse assunto esteja sempre sob a atenção do síndico, sendo um fator de grande importância para uma gestão condominial de sucesso.

Dessa forma, resolvemos separar algumas das melhores práticas sobre o assunto. Em síntese, são dicas para síndico, porteiros e condôminos, com o objetivo de contribuir para segurança do condomínio e de todos que nele habitam e trabalham.

São questões importantes para serem analisadas antes de qualquer aquisição ou compra de serviços e equipamentos de segurança.

O que pode ser feito para manter e melhorar a segurança nos condomínios residenciais?

Primeiramente, para manter a segurança em condomínios residenciais, é importante que ocorra uma avaliação criteriosa com um conjunto de medidas a serem adotadas pelos profissionais da portaria, da segurança, do síndico, assim como, pelos condôminos.

Simultaneamente, devem ser levados em consideração: os serviços de segurança, o treinamento dos porteiros, bem como, a conscientização dos condôminos em relação as normas e regras de boas práticas que devem ser aplicadas. Assim, deve-se aproveitar a experiência e a tecnologia de empresas especializadas em segurança.

Como manter a segurança no condomínio

Quais os pontos mais vulneráveis em condomínios residenciais?

Frequentemente, condomínios residenciais possuem diversos riscos que podem ser pesquisados. Logo, ter o conhecimento sobre eles pode facilitar bastante os métodos a serem aplicados para tomar as medidas preventivas necessárias.

Quais as atribuições dos porteiros em relação à segurança do condomínio?

A portaria é ponto crucial para a segurança, pois ele é o primeiro contato de visitantes, prestadores de serviços e outras pessoas que acessam o condomínio.

Desse modo, é essencial que os porteiros estejam bem treinados, conheçam e sigam rigorosamente as regras estabelecidas pela gestão do condomínio.

Quais as responsabilidades dos porteiros em relação a segurança em condomínio?

Impedir a entrada de pessoas sem identificação e sem autorização dos moradores;

Identificar e verificar se os veículos que irão acessar a garagem estão ocupados por pessoas autorizadas;

Realizar contato com os moradores antes de qualquer recebimento de delivery;

Monitorar as câmeras de segurança com frequência;

Ficar atento às movimentações suspeitas que podem ocorrer no entorno do condomínio.

Quais cuidados os moradores de condomínios devem adotar?

Os moradores são peças básicas para a segurança e contribuem de forma ativa na segurança.

Confira algumas dicas para você aplicar em seu dia a dia e que podem contribuir para manter a segurança em seu condomínio:

Como manter a segurança no condomínio

 

Quais cuidados síndicos deve tomar antes de contratar uma empresa de segurança?

As empresas de segurança podem contribuir de forma significativa para segurança nos condomínios, pois possuem profissionais e equipamentos especializados e treinados para agir em situações de risco.

Mas para garantir a eficiência e evitar prejuízos é preciso verificar alguns pontos antes da contratação. Confira:

Conheça o histórico da empresa de segurança

Assim como qualquer tipo de contratação, é necessário verificar o histórico da empresa para analisar a qualidade, idoneidade, responsabilidade e outros aspectos essenciais para que o serviço cumpra com as expectativas.

Nesse processo, é recomendável entrar em contato com outros clientes da empresa para ouvir a opinião deles sobre ela.

Documentação da empresa de segurança

A documentação é essencial e precisa estar em dia, por isso, esse é um ponto que deve ser analisado pelas contratantes.

Quais documentos devem ser exigidos para as empresas de segurança?

Cartão de CNPJ atualizado da matriz e filiais;

R.F – Certidão de Regularidade do FGTD vigente;

Arquivo ou cópia do original da Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e as de Terceiros;

Certidão Negativa de Falência e Concordada;

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), expedita pela Justiça do Trabalho, nos termos da lei nº12440/2012.

Certificado de Regularidade em Segurança

Para a emissão desse certificado a empresa precisa comprovar que sua atuação segue as regras que são estabelecidas pelo Ministério da Justiça, ele é conferido pelo SESVESP (Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação de Estado de São Paulo).

As regras que devem ser seguidas são, por exemplo, ter vigilantes que são treinados, não possuir em eventuais processos criminais, piso salarial respeitado, entre outros.

Garantir a disponibilidade de colaboradores para promover a segurança nos condomínios residenciais

A capacidade de atendimento das prestadoras de serviços deve ser levada em consideração. Quando se trata de segurança, é essencial ter o cálculo da quantidade exata de colaboradores necessária para realizar o trabalho de maneira eficiente.

Além disso, os vigilantes devem realizar cursos em academias especializadas devidamente registradas na Polícia Federal a cada dois anos e possuir o Certificado Nacional de Vigilante que prova que ele está de acordo com as obrigações legais exigidas.

Como manter a segurança no condomínio

Quais equipamentos e armamentos a empresa de segurança deve possuir?

Analisar se a empresa possui os equipamentos necessários para garantir a segurança é essencial, pois eles são importantes para a execução do trabalho dos profissionais.

Conclusão

Em suma, a segurança é um fator fundamental e existem diversas medidas que podem ser tomadas para auxiliar na prevenção de riscos.

Os síndicos, condôminos e porteiros são peças-chaves para contribuir na manutenção da segurança nos condomínios residenciais.

 

Sempre que você precisar de uma Administradora de Condomínio no RJ que lhe auxilie nas demandas do seu condomínio, conte com a Masset!

Garantimos o melhor atendimento, transparência, agilidade e organização para o seu condomínio.  

Solicite um orçamento sem compromisso para administrarmos o seu condomínio, através dos Canais abaixo:

Entre em contato com a Masset, teremos prazer em atendê-lo aqui.

Administradora de Imóveis Masset

Rua Debret, 79 – 4º Andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Rio de Janeiro / RJ – CEP: 20.030-080

 Tel: 21 3037-9850

Dias úteis das 9 hs às 17 hs

MASSET.COM.BR

VEJA O VÍDEO

Como manter a segurança no condomínio