Por que os canos do condomínio entopem?

Por que os canos do condomínio entopem?

Por que os canos do condomínio entopem?

Por que os canos entopem?

Os canos dos condomínios entopem, principalmente, por dois motivos.

Falta de manutenção preventiva

Raramente um condomínio que conta com um serviço anual ou semestral de cuidados com ralos e canos vai apresentar qualquer tipo de emergência.

Por isso, muitos condomínios apostam em um contrato de manutenção com empresas do tipo.

Elas fazem um trabalho de prevenção e, caso haja um problema durante o contrato, ele é resolvido sem custo adicional.

Esse tipo de manutenção envolve uma limpeza de todos os ralos do condomínio e muitas vezes, até mesmo os de dentro das unidades condominiais.

Para evitar que os entupimentos aconteçam, é prudente limpar uma ou duas vezes por ano toda a tubulação.

Outro ponto é o preço do serviço. Caso aconteça uma emergência, essa situação já está prevista no contrato.

Se não, o condomínio poderá ter que pagar um extra, que não estava previsto”, argumenta ele.

Descarte incorreto de materiais

Geralmente são encontrados itens que não devem ser descartados pelo encanamento como: absorventes, papel higiênico, fraldas descartáveis, palha de aço, preservativos etc.

Outro inimigo da tubulação é o óleo de cozinha

O descarte de óleo de cozinha em local inapropriado pode gerar um grande problema para os encanamentos, porque o óleo vai se juntando a outros materiais por dentro dos canos e vai formando crostas nas tubulações.

Essas crostas impedem a água de passar pelo local, ocasionando entupimentos.

O descarte incorreto de óleo de cozinha, além de ser um fator de risco para entupimentos, também é prejudicial ao meio ambiente.

Caso fosse jogado diretamente em um rio ou represa, um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água, além de comprometer também o solo do local.

Onde há saneamento e cuidados com o esgoto há tratamento adequado para o óleo de cozinha, mas a presença dele encarece e dificulta o tratamento da água.

Dessa forma, o mais indicado é não jogar restos de óleo pelo ralo. O condomínio pode entrar em contato com um parceiro para retirada do óleo.

Existem parceiros que deixam vasilhames próprios no condomínio, para que o óleo seja coletado e acumulado nestes recipientes para retirada posterior. Em alguns casos o condomínio pode comprar vasilhames adequados, geralmente de 50 litros, que são encontrados facilmente no mercado. Nestes casos este será o único custo para o condomínio.

No ato da retirada, a empresa troca a quantidade de óleo por produtos de limpeza para o condomínio, como: panos, sabão em barra e outros.

Existem outras opções para a retirada do óleo de cozinha do condomínio, como por exemplo, aplicativos de coleta que retiram o óleo coletado pelo condomínio gratuitamente.

Como evitar entupimentos no condomínio

Mesmo tendo todos esses cuidados, isto não garantirá que o condomínio não tenha mais problemas em seus encanamentos. Tenha sempre à mão, uma lista de empresas que realizam manutenções preventivas.

O ideal é, além da manutenção, apostar na prevenção e conscientização dos próprios moradores.

Cuidar bem dos canos é fundamental para evitar problemas

O síndico deve realizar campanhas de conscientização, investindo em: cartazes nos elevadores, listas de transmissão no WhatsApp para moradores e funcionários. Essas campanhas ajudam a alertar para problemas cotidianos com: não jogar papel higiênico ou restos de comida pelo ralo ou vaso sanitário, não descartar óleo de cozinha utilizado, entre outros itens. O importante é conscientizar!

Qual o caminho da água no condomínio?

As tubulações funcionam da seguinte forma:

Entrada – a água entra no condomínio e é distribuída por prumadas e depois por ramais, até chegar nos pontos de uso da água, como torneiras, chuveiros, máquina de lavar roupa etc.

Nos condomínios modernos, existem dois tipos de encanamento de água:

Um que atende o ramal que vai para cozinha e outro que atende aos banheiros e a lavanderia.

Saída – Na saída do condomínio, o encanamento da cozinha e lavanderia terminam na caixa de gordura, enquanto a parte advinda dos banheiros termina na caixa de esgoto.

Caixa de gordura do condomínio

Em empreendimentos mais antigos não há o uso da caixa de gordura.

Ela tem um papel importante: o de reter as gorduras (como óleos de cozinha, por exemplo), evitando que elas sejam despejadas no esgoto.

Como esta caixa armazena esse tipo de material, ela deve ser limpa periodicamente por uma empresa especializada. Essa empresa deve possuir licença adequada para descartar esse material em um local correto.

Caixa de esgoto do condomínio

No caso da caixa de esgoto, não é retido nenhum tipo de material. Desta forma, é imprescindível contar com uma manutenção preventiva uma ou duas vezes por ano. Isto evita um problema de entupimento bastante comum no local: as raízes de árvores que porventura cresçam próximas às caixas podem encontrar ali um local propício para crescerem e, assim, acabam impedindo o fluxo necessário de água no local.

Por que os canos do condomínio entopem?

Quais são as cores da tubulação do condomínio?

Para identificar qual material passa por cada cano, existem cores certas para cada tipo de tubulação. Veja quais são:

  • Verde: água limpa
  • Marrom: esgoto
  • Cinza: parte elétrica
  • Azul: água quente
  • Vermelho: hidrante
  • Amarelo: gás

Inundações

Quando ocorrem entupimentos no caminho até a caixa de esgoto, o esgoto pode retornar pelo encanamento.

Com a saída entupida, o esgoto retorna afetando geralmente os andares mais baixos. O primeiro e segundo andar são as vítimas mais comuns.

Para evitar este tipo de problema é recomendável fazer manutenções preventivas. A frequência como estas situações ocorrem pode ser um indicador de tempo para saber quando devem ser limpas as caixas de gordura e de esgoto do condomínio.

Existem muitas dicas importantes, que podem ser apresentadas ao síndico.

Se você precisar de uma administradora parceira, conte com a Masset

Entre em contato e solicite uma proposta.

SE PRECISAR DE UMA BOA ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS PARA LHE AJUDAR NESTAS E OUTRAS TAREFAS DO DIA A DIA, CONTE COM A MASSET.

 

Sempre que você precisar de uma Administradora de Condomínio no RJ que lhe auxilie nas demandas do seu condomínio, conte com a Masset!

 

Garantimos o melhor atendimento, transparência, agilidade e organização para o seu condomínio.  

Solicite um orçamento sem compromisso para administrarmos o seu condomínio, através dos Canais abaixo:

Entre em contato com a Masset, teremos prazer em atendê-lo aqui.

 

Administradora de Imóveis Masset

Rua Debret, 79 – 4º Andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Rio de Janeiro / RJ – CEP: 20.030-080

 Tel: 21 3037-9850

Dias úteis das 9 hs às 17 hs

MASSET.COM.BR

 

 

 

VEJA O VÍDEO