Vazamento de Gás, o que fazer e como evitar?

Vazamento de Gás

Instalações de Gás – Como fazer e como evitar vazamentos

O gás natural é uma fonte de energia segura. Mas é necessário que instalações e equipamentos estejam em ordem para evitar vazamentos, por exemplo. Siga algumas dicas e garanta sua segurança.

Faça a opção pela instalação do gás natural na sua casa, é sempre mais segura!

Opte sempre pelo gás natural em sua residência, pois ele é garantia de qualidade de serviços, conforto e segurança.

Para que seus equipamentos de gás natural funcionem da maneira mais limpa e correta, evitando vazamentos e danos, é preciso seguir atentamente as instruções de uso dos equipamentos e realizar a manutenção das instalações sempre que necessário.

Conheça algumas dicas para que instalações e equipamentos durem mais e trabalhem de forma eficiente:

Não utilize as tubulações de gás com suporte de outros objetos.

Não deixe as tubulações de gás próximas ou em contato com cabos elétricos.

Não coloque materiais inflamáveis ou corrosivos próximos às tubulações.

Sempre feche o registro de gás após a utilização dos aparelhos.

Feche a válvula do medidor de gás caso se ausente de sua residência por vários dias.

Não obstrua as áreas de ventilação.

Se a chama de gás natural apresentar uma coloração amarelada ou estiver oscilante, é sinal de falha na combustão. Providencie o reparo imediato.

Conforme norma NBR 14177 recomenda, a conexão da instalação de gás natural nos fogões, deve ser feita em tubo flexível metálico. Para instalação também é necessário um registro de gás em local de fácil acesso. Ele não deve estar em contato com superfícies quentes e as conexões devem estar em boas condições e bem apertadas, a fim de evitar o desgaste do tubo, o que pode provocar possível vazamento de gás.

Se houver falta de gás natural, por motivo diferente de corte, siga as instruções do fabricante para a abertura das válvulas, caso o fornecimento não seja restabelecido, contate o serviço de emergência autorizado.

Caso sinta qualquer cheiro de gás, chame imediatamente a assistência técnica autorizada.

O que o profissional gasista deve ter na hora de instalar o aquecedor

Na parede onde o equipamento será instalado, verificar se os pontos de saída de gás, saída de água fria e entrada de água quente estão perfeitamente identificados. Caso não estejam perfeitamente sinalizadas as tubulações, o profissional responsável pela instalação deverá fazer um teste e somente instalar o equipamento após comprovar a identificação das instalações de água e gás.

No aquecedor, verificar os pontos de entrada de gás, entrada de água fria e saída de água quente, sempre observando as etiquetas de identificação fixadas próximo às conexões dele.

Caso não haja essas etiquetas no aquecedor, consultar o manual do equipamento. Uma pesquisa on-line, nos canais oficiais do fabricante, também pode ajudar.

Com os pontos identificados, conectar os flexíveis correspondentes nos pontos de água e gás em espera (parede da instalação).

Com o aquecedor devidamente fixado, fazer as conexões correspondentes do aquecedor: ligar gás com gás, água fria com água fria e água quente com água quente.

Todo o processo deve estar conforme as normas técnicas brasileiras vigentes.

Confira o que fazer em casos de imprevisto ou erro na instalação do gás

Veja o passo a passo que você precisa fazer o quanto antes caso ocorra alguma falha ou inversão nas conexões.

Primeiramente, feche de imediato as entradas, ou seja, os registros de água e gás do seu imóvel.

Em seguida, ligue para 08000 240197 (Rio de Janeiro) ou 0800 7705252 (São Paulo) e informe que houve uma provável instalação de “aquecedor invertido”.

Logo após, comunique o ocorrido ao síndico/administrador do condomínio.

Aguarde a chegada da equipe de emergência, que fará testes no local; eles irão identificar se houve alguma instalação incorreta que infiltrou água na tubulação de gás.

Caso seja confirmada a infiltração, será necessário interromper o fornecimento de gás – seguindo requisitos técnicos de segurança – e todos os moradores afetados ficarão sem abastecimento até a retirada de toda a água da tubulação de gás.

Instruções sobre instalação de gás para condomínios

Realize o serviço pela Naturgy, com técnicos especializados.

Geralmente, em até 48 horas será enviado para o síndico, por e-mail, um orçamento com as opções de serviço para desobstruir/limpar todo o trecho da tubulação (ramal interno), retirando a água que impede a passagem do gás da rede de distribuição até o medidor, teste de estanqueidade e restabelecimento do gás para os moradores afetados. Todo esse processo leva em torno de três dias úteis, a partir da aprovação do orçamento.

Realize o serviço com uma empresa de engenharia especializada, inscrita no CREA. Recomenda-se que ela seja cadastrada no SINDISTAL.

Por fim, assim que o serviço for realizado, entre em contato com os números 0800 0247766 (para Rio de Janeiro) ou 0800 7722348 (para São Paulo), e solicite a realização do teste de estanqueidade e restabelecimento do fornecimento do gás. Devido ao corte do fornecimento de gás, a religação só pode ser realizada pela própria Naturgy e este serviço é cobrado ao condomínio.

Muito importante! Jamais faça auto religação! Este tipo de atitude gera a suspenção do fornecimento de gás por ligação indevida e potencial ação jurídica se verificada interferência na rede de distribuição da Naturgy.

Nos casos em que o ponto de gás esteja com fornecimento ativo, o pagamento do serviço poderá ser realizado na própria fatura de gás do condomínio. Caso contrário, o pagamento deverá ser feito através de boleto bancário à vista. O serviço compreende a desobstrução/limpeza de todo o trecho do ramal interno, retirando a água que impede a passagem do gás natural pelo ramal (trecho localizado na propriedade privada, ou seja, no imóvel), que é interligado à rede de gás da Naturgy, teste de estanqueidade e religação do ramal.

Para a segurança de todos os moradores, ao contratar outra empresa para executar esse serviço, antes da liberação do fornecimento de gás é imprescindível apresentar à Naturgy a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do serviço executado na vistoria das instalações, a fim de verificar o atendimento às normas técnicas de segurança e evitar um acidente.

Vazamento de Gás

Instruções para a unidade consumidora onde ocorreu o vazamento de gás

1º. Passo

Contrate uma empresa particular para realizar a desobstrução/limpeza da ramificação (trecho entre o medidor e o seu imóvel). O fornecimento de gás ficará fechado até que o serviço seja realizado.

2º. Passo

Assim que o serviço for realizado, entre em contato imediatamente com os números 0800 0247766 (para Rio de Janeiro) ou 0800 7722348 (para São Paulo) e solicite o serviço de religação por inexistência de escapamento. O serviço de religação não possui custo.

A Naturgy realiza somente os serviços no trecho da tubulação que é de sua responsabilidade, ou seja, da rua até o medidor. Do medidor até a unidade, deve ser realizado pelo condômino do imóvel.

Para a segurança de todos os moradores, ao contratar outra empresa para executar esse serviço, é imprescindível a apresentação da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), do serviço executado à Naturgy, quando da vistoria das instalações a fim de verificar o atendimento às normas técnicas de segurança e evitar um acidente, para a liberação do fornecimento de gás.

Vazamento de Gás, o que fazer e como evitar?

Dicas de segurança para instalações em Botijão de Gás

Sempre cheque para ter certeza de que se trata de um revendedor de gás autorizado. O caminhão de entrega, o uniforme e crachá ajudam a identificar.

Cuidados necessários no dia a dia:

A mangueira para seu botijão de gás deve ter de 80 cm a 1,20m. Deve ser de PVC transparente e conter a marca NBR8613 ao longo da mangueira e com a gravação do ano de validade.

Jamais coloque a mangueira passando por trás do fogão! O calor do forno pode danificar a o material que a mangueira é feita e causar vazamento de gás.

Fique atento ao prazo de validade da mangueira do seu botijão. Ela precisa ser trocada a cada 5 anos.

Nunca deixe o botijão próximo de produtos inflamáveis, qualquer fonte de calor ou de ferramentas /equipamentos que possam produzir faíscas.

O botijão deve ficar afastado pelo menos 1,5m de ralos, caixas de esgoto e de qualquer buraco.

Nunca deixe o botijão deitado na posição horizontal. seja para uso ou para armazenamento.

Sempre utilize água e sabão para fazer o teste de vazamento. Para isso, passe uma esponja com água e sabão sobre as conexões. Se houver vazamento, aparecerão bolhas de ar na espuma. Neste caso, retire o regulador e tente novamente. Caso o vazamento persistir, entre em contato com a assistência técnica.

Jamais instale ou guarde seu botijão em locais fechados ou armários. É recomendável que o botijão seja instalado do lado de fora da cozinha, em local arejado, protegido de intempéries e longe de qualquer fonte de ignição.

Mantenha a área livre de materiais combustíveis como matos, madeira, tintas e papéis.

Não deixe qualquer vasilhame ou material pressionando ou forçando a mangueira ou a tubulação de GLP.

Não obstrua as instalações ou os equipamentos de combate a incêndio, nem utilize equipamentos elétricos próximo às instalações.

Não tente consertar ou permita que pessoas não habilitadas tenham acesso a central de GLP.

Nunca utilize fósforo ou isqueiro para testar vazamento.

Crie o hábito de fechar o registro do gás.

Sempre mantenha a central limpa e desimpedida. Evite a proximidade de fumantes e combustíveis, bem como, qualquer equipamento que possa produzir faíscas.

Em caso de incêndio próximo à central, interrompa o consumo de GLP fechando todas as válvulas dos vasilhames. Resfrie os cilindros e a área ao redor utilizando água, e elimine o fogo e fontes de ignição ao redor.

Para dúvidas e emergências, acione sempre a assistência técnica.

Fontes: Naturgy, Ultragaz

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